1. Apresentações e conhecimentos básicos
1.1 Proposta de trabalho
Explore o blog da disciplina para conhecer a proposta de trabalho e os professores envolvidos nesta disciplina. Para isso, clique nas guias: Plano, Cronograma e Créditos. Não esqueça de deixar suas considerações ou questionamento sobre o que leu, antes de sair dessas páginas.
1.2 Acadêmicos no meio virtual
Agora, propomos que cada um crie um blog (www.blogspot.com) e publique uma apresentação pessoal no primeiro post. Depois disso, sugerimos que descubra o endereço de seus colegas e visite-os. Não se esqueça de deixar um recado antes de sair.
1.3 Mestrado Profissionalizante em Letras
1.3 Mestrado Profissionalizante em Letras
Palestra: ProfLetras: experiências e desafios na formação de professores de Língua Portuguesa do
Ensino Fundamental (Vídeo 1 - Vídeo 2)
![]() |
| PALESTRANTE: Onireves Monteiro de Castro - Coordenador do ProfLetras UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) |
O Prof. Dr. Onireves Monteiro de Castro possui doutorado em Letras pela Universidade Federal
da Paraíba. Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Materna e Linguística,
atuando principalmente nos seguintes temas: Educação - Leitura - Escrita, Letramento; Ensino - Discurso, Linguística e Alteridade.
DEBATEDORA: Profª Simone Mendonça (UNIFESSPA / Diretora Geral do ILLA)
A Prof.ª Dr.ª Simone Cristina Mendonça possui doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas e atualmente coordena o Grupo de Estudos “Mulheres na literatura brasileira do século XIX”.
2. Conhecimentos básicos:
2.1 Comunicação oral: Fundamentos para apropriação das TICs - a produção e a compreensão de sentidos em ambiente digital e a vida em rede
APRESENTADORA – Profº João Leno Pereira de Maria
O
Prof. Me. João Leno Pereira de Maria possui mestrado em Artes pela Universidade
Federal do Pará. Tem ampla experiência de pesquisa nas áreas de Literatura,
Artes, Cinema e Semiótica.
DEBATEDORA – Profª Tânia Maria Moreira
3. Pré-projeto: Construção coletiva
3.1 Levantamento individual de temas
3.2 Formação de grupos por afinidade temática
3.3 Identificação de problema de aprendizagem linguagem detectado na sala de aula
3.4 Identificação e exploração de tecnologias educacionais (Internet - Redes sociais: blog, facebook..., rádio web, vídeo/filme)
3.5 Pesquisa sobre o estado da arte
3.6 Apresentação oral do pré-projeto (10min para cada grupo)
Links sobre ensino de LP mediado por tecnologias:
Educação e tecnologia: http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/viewFile/6004/4398
Propaganda na web: www.fflch.usp.br/dlcv/lport/pdf/slp01/14.pdf
Multimodalidade: Leitura e escrita: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3456/2570
Letramento digital: http://www.academia.edu/5957447/LETRAMENTO_DIGITAL_LEVANTAMENTO_DE_PESQUISAS_EM_BASES_DE_DADOS_BRASILEIRAS
Links sobre blog:
Teses e dissertações: http://www.gutierrez.pro.br/meustextos/teses-sobre-blogs/
Artigos: http://www.gutierrez.pro.br/meustextos/teses-sobre-blogs/
Blogline: http://www.bloglines.com/ ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Bloglines
RSS: http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS
Links sobre rádio:
Artigos: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/102.pdf
Audacity: http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt-BR ou http://ensinolivre.pt/files/Introducao%20ao%20Audacity_Criacao%20de%20Podcasts.pdf
Podcast: http://textolivre.pro.br/blog/?p=4377
Studio FL9
Link sobre vídeo:
http://ucbweb2.castelobranco.br/webcaf/arquivos/20429/14961/Texto_5___Analise_de_Videos.pdf
Links sobre ensino de LP mediado por tecnologias:
Educação e tecnologia: http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/viewFile/6004/4398
Propaganda na web: www.fflch.usp.br/dlcv/lport/pdf/slp01/14.pdf
Multimodalidade: Leitura e escrita: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3456/2570
Letramento digital: http://www.academia.edu/5957447/LETRAMENTO_DIGITAL_LEVANTAMENTO_DE_PESQUISAS_EM_BASES_DE_DADOS_BRASILEIRAS
Links sobre blog:
Teses e dissertações: http://www.gutierrez.pro.br/meustextos/teses-sobre-blogs/
Artigos: http://www.gutierrez.pro.br/meustextos/teses-sobre-blogs/
Blogline: http://www.bloglines.com/ ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Bloglines
RSS: http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS
Links sobre rádio:
Artigos: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/102.pdf
Audacity: http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt-BR ou http://ensinolivre.pt/files/Introducao%20ao%20Audacity_Criacao%20de%20Podcasts.pdf
Podcast: http://textolivre.pro.br/blog/?p=4377
Studio FL9
Link sobre vídeo:
http://ucbweb2.castelobranco.br/webcaf/arquivos/20429/14961/Texto_5___Analise_de_Videos.pdf

olá, boa noite. Quero deixar registrado neste espaço virtual, o tanto que esta sendo significativo o trabalho de hoje sob a coordenação da Profª .Tania e do.Prof. João. Planejar atividades estratégicas utilizando as mídias é bastante atrativo sim para o aluno, mas é um desafio muito grande pra nós educadores. Eu por exemplo estou aqui, ja contribui com a elaboração do projeto de intervenção, porem estou querendo aprender mais e mais sobre como publicar de forma bem atrativa no meu blog, para que todos aqueles que tenham acesso possam sair contemplados com os assuntos ali postados. no meio de tudo isso, percebi o quanto preciso de ajuda para ter o domínio sobre o uso dessa mídia nas minhas atividades profissionais. Sem sombra de duvida nenhuma, vou em busca. Correr atrás mesmo, porque hoje senti a necessidade de ter esse aprendizado. Valeu Profª Tania, Prof. João por me fazer descobrir essa necessidade em mim.!!!
ResponderExcluir