Aula 2.1

1. Apresentações e conhecimentos básicos

1.1 Proposta de trabalho


Explore o blog da disciplina para conhecer a proposta de trabalho e os professores envolvidos nesta disciplina. Para isso, clique nas guias: PlanoCronograma e Créditos. Não esqueça de deixar suas considerações ou questionamento sobre o que leu, antes de sair dessas páginas.

1.2 Acadêmicos no meio virtual


Agora,  propomos que cada um crie um blog (www.blogspot.com) e publique uma apresentação pessoal no primeiro post. Depois disso, sugerimos que descubra o endereço de seus colegas e visite-os. Não se esqueça de deixar um recado antes de sair.

1.3 Mestrado Profissionalizante em Letras 


Palestra: ProfLetras: experiências e desafios na formação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental ­ (Vídeo 1 - Vídeo 2)

PALESTRANTE: Onireves Monteiro de Castro - Coordenador do ProfLetras UFCG (Universidade Federal de Campina Grande)

O Prof. Dr. Onireves Monteiro de Castro possui doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Materna e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação - Leitura - Escrita, Letramento; Ensino - Discurso, Linguística e Alteridade.

DEBATEDORA: Profª Simone Mendonça (UNIFESSPA / Diretora Geral do ILLA)

A Prof.ª Dr.ª Simone Cristina Mendonça possui doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas e atualmente coordena o Grupo de Estudos “Mulheres na literatura brasileira do século XIX”.


2. Conhecimentos básicos: 

2.1 Comunicação oral:  Fundamentos para apropriação das TICs - a produção e a compreensão de sentidos em ambiente digital e a vida em rede 

 APRESENTADORA – Profº João Leno Pereira de Maria 


O Prof. Me. João Leno Pereira de Maria possui mestrado em Artes pela Universidade Federal do Pará. Tem ampla experiência de pesquisa nas áreas de Literatura, Artes, Cinema e Semiótica.

 DEBATEDORA – Profª Tânia Maria Moreira


3. Pré-projeto: Construção coletiva

3.1 Levantamento individual de temas 
3.2 Formação de grupos por afinidade temática
3.3 Identificação de problema de aprendizagem linguagem detectado na sala de aula
3.4 Identificação e exploração de tecnologias educacionais (Internet - Redes sociais: blog, facebook..., rádio web, vídeo/filme)
3.5 Pesquisa sobre o estado da arte

Um comentário:

  1. olá, boa noite. Quero deixar registrado neste espaço virtual, o tanto que esta sendo significativo o trabalho de hoje sob a coordenação da Profª .Tania e do.Prof. João. Planejar atividades estratégicas utilizando as mídias é bastante atrativo sim para o aluno, mas é um desafio muito grande pra nós educadores. Eu por exemplo estou aqui, ja contribui com a elaboração do projeto de intervenção, porem estou querendo aprender mais e mais sobre como publicar de forma bem atrativa no meu blog, para que todos aqueles que tenham acesso possam sair contemplados com os assuntos ali postados. no meio de tudo isso, percebi o quanto preciso de ajuda para ter o domínio sobre o uso dessa mídia nas minhas atividades profissionais. Sem sombra de duvida nenhuma, vou em busca. Correr atrás mesmo, porque hoje senti a necessidade de ter esse aprendizado. Valeu Profª Tania, Prof. João por me fazer descobrir essa necessidade em mim.!!!

    ResponderExcluir