Data
|
Horário
|
Atividade
|
Referências bibliográficas
|
07/03 –
Segunda-feira
|
08h -
09h
9h -
09h50min
10h -
10h50min
11h - 11h50min |
Recepção e inscrições dos participantes:
UNIFESSPA, UFT e UEPI
Roda
de conversa virtual 1: Práticas docentes, linguagens e tecnologias
contemporâneas: como fazer - (Profª Drº Antonio Carlos Xavier -
UFPE)
Roda de conversa virtual 2: O papel das tecnologias
de informação e comunicação no ensino de Língua
Portuguesa (Profª Drª Nukácia Meyre Silva Araújo - UECE)
Encerramento da roda de conversa e
apresentação do material necessário para a semana
|
MORAN,
J. M.; MASSETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação
pedagógica. Campinas-SP:
Papirus, 2013.
PRETTO, N. De L. O desafio de educar na era digital:
educações. Revista Portuguesa de Educação, 2011, 24(1), pp. 95-118.
CIED-Universidade do Minho. Disponível em:<
http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rpe/v24n1/v24n1a05> Acesso em:
10/06/2015.
|
14h -
14h50min
15h - 18h |
1. Apresentações: Professores e acadêmicos;
2. Leitura da ementa e cronograma de trabalho
da disciplina.
3. Oficina de TC - Blog – Desafio: Relatar uma experiência de
ensinos de língua materna associada o uso tecnologias de informação e
comunicação, vivenciada na Educação Básica.
|
MILLER, C. R.;
SHEPHERD, D. Blogar como ação social: uma análise do gênero weblog. In.:
DIONÍSIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (Orgs.) Gênero textual, agência e
tecnologia. [Tradução de texto para o português Judith Chambliss
Hoffgnagel].São Paulo : Paráboola : Editorial, 2012.
|
|
08/03
|
9h -
10h25min
10h30min -
10h45min
11h45min
-12h - 16h
16h15min –
18h
|
Seminário 1: Senso comum X Ciência:
problematizando o conhecimento/informação/dado
Intervalo
Seminário 2: Pesquisa científica: o que é,
como se faz, que método usar?
Seminário 3: Projeto de pesquisa: o
que sei, o que dizem, como fazer?
TPL: Produção da primeira versão do pré-projeto
de pesquisa
|
MOTTA-ROTH;
HENDGES, G. H. Produção textual
na universidade. São Paulo : Parábola Editorial, 2010.
BORTONI-RICARDO,
S. M. Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo : Parábola
Editorial, 2008.
MACHADO, A. R.;
LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo :
Parábola Editorial, 2005.
|
09/03
|
9h –
10h30min
10h30min –
12h
14h –
18hmin
|
Leitura de estudos e realização de fóruns:
Fórum 1: Produção de sentidos em ambiente digital e
o hipertexto
Fórum 2: Práticas de compreensão e produção escrita
mediado pelas TICs
Fórum 3: Práticas de compreensão e produção oral
mediado pelas TICs
|
Periódio Capes – Qualis A e B
|
10/03
|
8h30min –
09h30min
9h30min-12h
|
Roda de conversa virtual 1: ProfLetras: história e
atualidade (Profª Drª Maria da Penha Casado Neves - Membro
do conselho superior do ProfLetras - UFRN)
Oficina de TCnoELP: Google
doc como ferramenta de autoria e escrita colaborativa
|
ARAUJO, F.
O. de; ASSIS, V. O. B. G. de. Redes
sociais em sala de aula: uma nova perspectiva para o sucesso profissional.
Niterói. Editora da UFF, 2011.
SOUZA, Adriana Alves Novais; SCHNEIDER, Henrique Nou. APRENDIZAGEM
COLABORATIVA NAS REDES SOCIAIS: Novos olhares sobre a prática pedagógica.
II
Congresso Internacional TIC e Educação. Lisboa - Portugal.
2012. p. 2100-2111. Disponível em:
<http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/50.pdf> Acesso em: 12/05/2015
TAVARES, F. G.; CONSTANTINO, L.
P.; PEREIRA, L. de A.; SILVA, S. P. O GOOGLE DOCS COMO FERRAMENTA
COLABORATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Disponível em:
<http://www.filologia.org.br/xvi_cnlf/tomo_3/206.pdf> Acesso em:
10/06/2015.
WEISSHEIMER, J; BERGSLEITHNER,
J. M.; LEANDRO, D. C. ESCRITA
COLABORATIVA COM GOOGLE DOCS NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL.
Disponível em: <http://www.abrapui.org/anais/ComunicacoesCoordenadasLingua/8.pdf>
Acesso em: 10/06/2015.
|
14h – 16h
16h – 18h
|
Oficina de TCnoELP: Whatsup como
aplicativo para produção de material didático digital
TPL: Produção da segunda versão do
pré-projeto de pesquisa
Pré-projeto de pesquisa: Apresentação e discussão das
ideias iniciais
|
BARCELOS,
R. da S. de. O uso do whatsapp na aula
de Língua Portuguesa. Disponível
em:<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID3019_23072015200450.pdf>
Acesso em: 10/06/2015.
LEITE, N. C.; SILVA, M. O. WhatsApp: Caracterização do gênero chat
em contexto de ensino de línguas estrangeiras. Disponível em:
<http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/7365> Acesso em: 10/06/2015.
PEREIRA, A. P.; ARAÚJO, A. R.
de. PIBID ONLINE: USO DO WHATSAPP COMO
FERRAMENTA DIDÁTICA. Disponível em:<
http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID529_31072015173137.pdf>
Acesso em: 10/06/2015.
SACCOL,
A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-Learning
e U-Learning: novas perspectivas de aprendizagem móvel e ubíqua.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
|
|
11/03
|
8h20min –
12h
14h – 17h
|
Oficina de
TCnoELP: Edição de vídeo
Oficina de
TCnoELP: Edição de fotografia
TPL: Produção
da segunda versão do pré-projeto de pesquisa
Seminário: Apresentação do esboço do
pré-projeto
|
Cronograma
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário