Cronograma

Data
Horário
Atividade
Referências bibliográficas
07/03 – Segunda-feira
08h - 09h

9h -  09h50min



10h -  10h50min


11h - 11h50min
Recepção e inscrições dos participantes: UNIFESSPA, UFT e UEPI
 Roda de conversa virtual 1: Práticas docentes, linguagens e tecnologias contemporâneas: como fazer - (Profª Drº Antonio Carlos  Xavier -  UFPE)

Roda de conversa virtual 2: O papel das tecnologias de informação e comunicação no ensino de Língua Portuguesa (Profª Drª Nukácia Meyre Silva Araújo -  UECE)

Encerramento da roda de conversa e apresentação do material necessário para a semana


MORAN, J. M.; MASSETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas-SP: Papirus, 2013.

PRETTO, N. De L. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, 2011, 24(1), pp. 95-118. CIED-Universidade do Minho. Disponível em:< http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rpe/v24n1/v24n1a05> Acesso em: 10/06/2015.


14h - 14h50min

15h - 18h
1. Apresentações: Professores e acadêmicos;
2. Leitura da ementa e cronograma de trabalho da disciplina.
3. Oficina de TC - Blog – Desafio: Relatar uma experiência de ensinos de língua materna associada o uso tecnologias de informação e comunicação, vivenciada na Educação Básica.


MILLER, C. R.; SHEPHERD, D. Blogar como ação social: uma análise do gênero weblog. In.: DIONÍSIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (Orgs.) Gênero textual, agência e tecnologia. [Tradução de texto para o português Judith Chambliss Hoffgnagel].São Paulo : Paráboola : Editorial, 2012.
08/03
9h - 10h25min


10h30min - 10h45min
  
11h45min -12h - 16h


16h15min – 18h
Seminário 1: Senso comum X Ciência: problematizando o conhecimento/informação/dado

Intervalo

Seminário 2: Pesquisa científica: o que é, como se faz, que método usar?

Seminário 3: Projeto de pesquisa: o que sei, o que dizem, como fazer?

TPL: Produção da primeira versão do pré-projeto de pesquisa
MOTTA-ROTH; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo : Parábola Editorial, 2010.

BORTONI-RICARDO, S. M. Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo : Parábola Editorial, 2008.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos.  São Paulo :  Parábola Editorial, 2005.


09/03
9h – 10h30min


10h30min – 12h


14h – 18hmin
Leitura de estudos e realização de fóruns:
Fórum 1: Produção de sentidos em ambiente digital e o hipertexto

Fórum 2: Práticas de compreensão e produção escrita mediado pelas TICs

Fórum 3: Práticas de compreensão e produção oral mediado pelas TICs

Periódio Capes – Qualis A e B
10/03
8h30min – 09h30min



9h30min-12h

Roda de conversa virtual 1:  ProfLetras: história e atualidade (Profª  Drª Maria da Penha Casado Neves -  Membro do conselho superior do ProfLetras - UFRN)

Oficina de TCnoELP: Google doc como ferramenta de autoria e escrita colaborativa
ARAUJO, F. O. de; ASSIS, V. O. B. G. de. Redes sociais em sala de aula: uma nova perspectiva para o sucesso profissional. Niterói. Editora da UFF, 2011.

SOUZA, Adriana Alves Novais; SCHNEIDER, Henrique Nou. APRENDIZAGEM COLABORATIVA NAS REDES SOCIAIS: Novos olhares sobre a prática pedagógica. II Congresso Internacional TIC e Educação. Lisboa - Portugal. 2012. p. 2100-2111. Disponível em: <http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/50.pdf>   Acesso em: 12/05/2015

TAVARES, F. G.; CONSTANTINO, L. P.; PEREIRA, L. de A.; SILVA, S. P. O GOOGLE DOCS COMO FERRAMENTA COLABORATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xvi_cnlf/tomo_3/206.pdf> Acesso em: 10/06/2015.

WEISSHEIMER, J; BERGSLEITHNER, J. M.; LEANDRO, D. C. ESCRITA COLABORATIVA COM GOOGLE DOCS NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL. Disponível em: <http://www.abrapui.org/anais/ComunicacoesCoordenadasLingua/8.pdf> Acesso em: 10/06/2015.

14h – 16h

















16h – 18h
Oficina de TCnoELP: Whatsup como aplicativo para produção de material didático digital
















TPL: Produção da segunda versão do pré-projeto de pesquisa
Pré-projeto de pesquisa: Apresentação e discussão das ideias iniciais
BARCELOS, R. da S. de. O uso do whatsapp na aula de Língua Portuguesa. Disponível em:<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID3019_23072015200450.pdf> Acesso em: 10/06/2015.

LEITE, N. C.; SILVA, M. O. WhatsApp: Caracterização do gênero chat em contexto de ensino de línguas estrangeiras. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/7365>  Acesso em: 10/06/2015.

PEREIRA, A. P.; ARAÚJO, A. R. de. PIBID ONLINE: USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DIDÁTICA. Disponível em:<
http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID529_31072015173137.pdf> Acesso em: 10/06/2015.
SACCOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-Learning e U-Learning: novas perspectivas de aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
11/03
8h20min – 12h
14h – 17h
Oficina de TCnoELP: Edição de vídeo
Oficina de TCnoELP: Edição de fotografia
TPL: Produção da segunda versão do pré-projeto de pesquisa
Seminário: Apresentação do esboço do pré-projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário