Ementa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
INSTITUTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS-PROFLETRAS
COMISSÃO TEMÁTICA DA DISCIPLINA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E TECNOLOGIA EDUCACIONAL


EMENTA

Letramento científico do docente e elaboração de projetos educacionais. Fundamentos para apropriação das TICs. Embasamento para o desenvolvimento de competências específicas em postagem, representação e recuperação de informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras.

OBJETIVOS


Elaborar esboços de projetos educacionais para o ensino/aprendizagem de LP.
Explorar o potencial educacional das tecnologias digitais para o ensino/aprendizagem de LP.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.      Entre o senso comum e a prática acadêmica: problematizando o conhecimento
       1.1  Concepções de pesquisa
       1.2  Estrutura de projeto de pesquisa
       1.3  Metodologias de pesquisa com ênfase na pesquisa intervencionista

2.      Práticas docentes, linguagens  e  tecnologias contemporâneas

3.      Produção de sentidos em ambiente digital
       3.1 Hipertexto
       3.2 Práticas de compreensão e produção escrita
       3.3 Práticas de compreensão e produção oral

       4. Tecnologias contemporâneas no ensino de língua portuguesa
       4.1 Material didático digital em várias mídias
       4.2  Aplicativos para produção de material didático digital
       4.3  Ferramentas de autoria e escrita colaborativa
       4.4 Objetos de aprendizagem

METODOLOGIA

Exposição, debates presenciais e/ou online, atividades práticas, utilização de mídias diversificadas e de ambiente virtual para repositório, interação e compartilhamento das produções dos alunos.

AVALIAÇÃO

A avaliação é composta de duas partes: a primeira compreende a produção de um esboço do projeto de intervenção educacional em versão impressa e a segunda pode ser escolhida entre a apresentação do esboço do projeto de intervenção educacional em outras mídias (podcast ou audiovisual, por exemplo) ou avaliação de objetos educacionais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARAÚJO, N. M. S. A avaliação de objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: análise de aspectos tecnológicos ou didático-pedagógicos? In: ARAÚJO, J.; ARAÚJO, N. EaD em tela: docência, ensino e ferramentas digitais. Campinas: Pontes, 2013.

______. Objetos de aprendizagem de língua portuguesa. In: ARAÚJO, J.; LIMA, S.C.; DIEB, M. Línguas na Web: links entre ensino e aprendizagem. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p.155-176.

CHALMERS, Alan F. O que é ciência, afinal? Tradução: Raul Filker.Editora Brasiliense, 1993

 COSCARELLI, Carla (Org.) Hipertextos: na teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

 DENZIN & N.K. & LINCOLM, Y.S. Planejamento da pesquisa qualitativa. 2ª.ed., São Paulo: Artmed, 2008; p. 91-111.

 GIL, ANTONIIO CARLOS. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas, 2010.

 GOMES, L. F. Hipertexto no Cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011.

______.Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise. Revista Brasileira de Estudos de Pedagogia, v.89, n. 223, p. 477-492, set/dez. 2008.

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