UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
INSTITUTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS-PROFLETRAS
COMISSÃO TEMÁTICA DA DISCIPLINA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EMENTA
Letramento científico do docente e elaboração de projetos educacionais. Fundamentos para apropriação das TICs. Embasamento para o desenvolvimento de competências específicas em postagem, representação e recuperação de informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras.
OBJETIVOS
Elaborar esboços de projetos educacionais para o ensino/aprendizagem de LP.
Explorar o potencial educacional das tecnologias digitais para o ensino/aprendizagem de LP.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Entre o senso comum e a prática acadêmica: problematizando o conhecimento
1.1 Concepções de pesquisa1.2 Estrutura de projeto de pesquisa
1.3 Metodologias de pesquisa com ênfase na pesquisa intervencionista
2. Práticas docentes, linguagens e tecnologias contemporâneas
3. Produção de sentidos em ambiente digital
3.1 Hipertexto3.2 Práticas de compreensão e produção escrita
3.3 Práticas de compreensão e produção oral
4. Tecnologias contemporâneas no ensino de língua portuguesa
4.1 Material didático digital em várias mídias4.2 Aplicativos para produção de material didático digital
4.3 Ferramentas de autoria e escrita colaborativa
4.4 Objetos de aprendizagem
METODOLOGIA
Exposição, debates presenciais e/ou online, atividades práticas, utilização de mídias diversificadas e de ambiente virtual para repositório, interação e compartilhamento das produções dos alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação é composta de duas partes: a primeira compreende a produção de um esboço do projeto de intervenção educacional em versão impressa e a segunda pode ser escolhida entre a apresentação do esboço do projeto de intervenção educacional em outras mídias (podcast ou audiovisual, por exemplo) ou avaliação de objetos educacionais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARAÚJO, N. M. S. A avaliação de objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: análise de aspectos tecnológicos ou didático-pedagógicos? In: ARAÚJO, J.; ARAÚJO, N. EaD em tela: docência, ensino e ferramentas digitais. Campinas: Pontes, 2013.
______. Objetos de aprendizagem de língua portuguesa. In: ARAÚJO, J.; LIMA, S.C.; DIEB, M. Línguas na Web: links entre ensino e aprendizagem. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p.155-176.
CHALMERS, Alan F. O que é ciência, afinal? Tradução: Raul Filker.Editora Brasiliense, 1993
DENZIN & N.K. & LINCOLM, Y.S. Planejamento da pesquisa qualitativa. 2ª.ed., São Paulo: Artmed, 2008; p. 91-111.
______.Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise. Revista Brasileira de Estudos de Pedagogia, v.89, n. 223, p. 477-492, set/dez. 2008.
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